Jump to content

A internet está deixando você burro ?

• Please log in to reply
17 replies to this topic

#1 Alfons Junior

Alfons Junior

Silver Linings Playbook

• V.I.P.
  • 1.347 posts
  • Interesses:O que eu mais gosto são filmes, música e seriados! O mundo do entretenimento tem tudo a ver comigo e vice versa!!! Mas claro que tem muito mais coisas também!

Posted 02 agosto 2010 - 12:08

A internet está deixando você burro ?

Novos estudos mostram que e-mail, Twitter, Facebook, YouTube, MSN e todas as distrações do mundo digital estão nos transformando em pessoas mais rasas e colocando em risco a nossa capacidade de aprender
Felipe Pontes e Tiago Mali

Imagine uma festa badalada, repleta de gente bacana. São centenas de pessoas aparentemente descoladas, viajadas, inteligentes, abertas a novas amizades e cheias de histórias. Você seleciona uma delas e começa um diálogo. O vaivém de outras figuras igualmente interessantes é intenso. Apesar de o assunto estar divertido e envolvente, você então olha para o lado, perde o foco do indivíduo com quem dialogava, e dá início a um novo bate-papo. Não mais de 30 segundos depois, uma terceira pessoa desperta a sua atenção. Você repete a mesma ação, deixando o seu segundo interlocutor sozinho, e tenta se concentrar no novo assunto. E assim sucede-se a noite inteira. Lá pelas tantas, quando você resolve ir embora para casa, se dá conta de que não lembra o nome de nenhuma das pessoas com quem conversou. Pior ainda: sequer recorda o que falou com cada uma delas. A conclusão a que chega é que a noite foi perdida, como se não tivesse existido. E, apesar de ter conversado com muita gente, não conheceu ninguém de verdade e não lembra de nenhum assunto. A internet é mais ou menos assim. Repleta de coisas legais, informações relevantes, mas que você não consegue aproveitar como deveria pela tentadora avalanche de dados que lhe é ofertada. São janelas e mais janelas do navegador abertas, vídeos do YouTube rolando, Twitter abastecido a todo momento, MSN piscando sem parar, Facebook sendo atualizado... O que você estava fazendo mesmo?

Para se ter uma ideia da imensa quantidade de informações que atualmente temos à disposição, uma pesquisa realizada pela Global Information Center da Universidade de San Diego, nos EUA, aponta que em 2008 cada americano consumiu cerca de 34 GB de informação por dia, o que equivale a assistir a 68 longa-metragens com definição de uma televisão comum ou ler 34 mil livros de cerca de 200 páginas num período de apenas 24 horas. A pesquisa engloba desde os métodos de informação, digamos, tradicionais, como programas de TV, jornais e revistas impressos, até blogs, mensagens de celulares e jogos de videogame. De acordo com essa mesma pesquisa, o tempo que utilizamos nos informando passou de 7,4 horas, em 1960, para 11,8 horas, em 2008. É muita coisa.

Afinal, o que a web está fazendo conosco? Essa é a reflexão que o americano Nicholas Carr, um dos mais polêmicos pensadores da era digital, propõe em seu último livro, The Shallows: What Internet is Doing to Our Brains (Os rasos: o que a internet está fazendo com o nosso cérebro, ainda sem edição em português), lançado nos Estados Unidos no mês passado. “Estudos mostram que, quando estamos conectados, entramos em um ambiente que promove a leitura apressada, pensamento corrido, distraído e aprendizado superficial”, diz (leia entrevista completa nesta reportagem). Carr também é autor do best-seller A Grande Mudança, sobre as transformações sociais na era digital, e colaborador assíduo do jornal New York Times e da revista Wired, entre outras publicações. “Em resumo, ler na internet está nos deixando mais rasos e com menor capacidade de pensamento crítico”, afirma.

Matéria completa no link:
Galileu

Posted Image

#2 Adele AL

Adele AL

Remember When

• Administrador
  • 16.093 posts
  • Twitter:@Adele_AL

Posted 02 agosto 2010 - 12:31

Desde que comecei a viciar em internet todos me olham mau e é verdade eu só entendo de coisas da net, consumo meu tempo com tantas informações inúteis que deixo de viver, quando estou na faculdade eu não consigo aprender nada sou completamente ignorante, até msm pra resolver algum problema

é triste isso maaasss... =/

Posted Image

#3 Ingrid.

Ingrid.

Aim your arrows high.

• V.I.P.
  • 7.439 posts
  • Twitter:@ingrid_deaz

Posted 02 agosto 2010 - 14:19

A internet é uma ferramenta, tudo depende de como você a usa: tem gente que usa pra estudar, outros como entretenimento e há ainda aqueles que usam como meio para cometer diversos tipos de crime. Além disso, tem gente que insiste em escrever errado e outros que tentam preservar mais a escrita correta. Tem gente que se distrai com mais facilidade, outros que são mais atentos ao que fazem. Não dá pra generalizar. Fica "mais burro" quem quer, aqui e como em tudo na vida. A solução é saber se policiar.

Edited by Ingrid., 02 agosto 2010 - 14:33 .

tumblr_m4s8v2UY7Q1r02p1ro8_250.gif

cpiadeimagem.png= <3

orkut.png twitter.png facebook.png

#4 *Bianca*

*Bianca*

We're in love in every way ;*

• V.I.P.
  • 17.052 posts

Posted 02 agosto 2010 - 14:29

concordo com a Ingrid

olha faz mtos anos que eu uso a internet e isso nao me deixou mais burra
alias agora eu sou beeem mas atualizada
isso ajuda mtoo

#5 Baah

Baah

The way you make my world go 'round

• V.I.P.
  • 10.635 posts

Posted 02 agosto 2010 - 14:38

Acho que Ingrid disse tudo.

Tudo tem um limite, principalmente a internet, tem que saber até onde você vai

Posted Image × Posted Image × Posted Image × Posted Image

#6 nay

nay

Everbody Hurts

• Membro
  • 2.671 posts
  • Interesses:Meu interesse é estar sempre por dentro das novidades sobre a Avril lavigne e fazer amigos.

Posted 02 agosto 2010 - 14:44

Tenho q admitir q o msn ta acabando com o meu português,
o hábito d abreviar tudo é muito grande.

Leitor Destaque Revista ALBR Edição #21

@naykith

#7 Fiilipe_

Fiilipe_

Nesse fio estreito, esticado feito corda bamba, nos equilibramos

• V.I.P.
  • 6.580 posts
  • Twitter:@Fiilipe_
  • Pontos:100

Posted 28 agosto 2010 - 21:19

Acho que o cara generalizou mto, eu tenho DDAH(Distúrbio de Déficit de Atenção com Hiperatividade) e me encaixo perfeitamente na descrição dele de fazer milhares de coisas ao mesmo tempo na net, mas não só na net haha sou assim em TUDO. É um problema que tô aprendendo a controlar, e para surpresa dele rs, a internet esta me ajudando a controlar isso, conforme eu vou aprendendo a me conter na web, aprendo também na vida fora dela. É ótimo, recentemente meu prof° de História e Estética da Arte que também tem DDAH, me deu umas dicas de como controlar os milhares de pensamentos que tenho, ouvindo música e cantando. Funciona! =D

E não é pq tenho DDAH que tenho 'aprendizado superficial' não mesmo, muito pelo contrario, aprendo coisas de mais, de assuntos diversos, o único ruim é que chega uma hora que tem TANTA coisa que separei para ler que fico perdido por onde começar, qual será o critério para primeiras coisas a ler etc.. Já sobre a escrita, acho que tem gente que fode mto com português mesmo, eu já escrevi coisa extremamente abreviadas mas estou evitando algumas palavras haha e depois que vi umas coisas web a fora, nossa assusta! 'Você' virou 'VS' tipo: PORRA! D: e tem uns dramas online que acho divertido até, mas uso na web SÓ! XD'

Posted Image

#8 BroKen

BroKen

Hey !

• Staff
  • 1.852 posts
  • Twitter:@FabioSell

Posted 19 novembro 2010 - 20:33

A internet é uma ferramenta, tudo depende de como você a usa: tem gente que usa pra estudar, outros como entretenimento e há ainda aqueles que usam como meio para cometer diversos tipos de crime. Além disso, tem gente que insiste em escrever errado e outros que tentam preservar mais a escrita correta. Tem gente que se distrai com mais facilidade, outros que são mais atentos ao que fazem. Não dá pra generalizar. Fica "mais burro" quem quer, aqui e como em tudo na vida. A solução é saber se policiar.

Concordo com ela, você escrevendo da maneira correta na internet não tem o porque de você ser ''burro'' mas tem pessoas que infelizmente ainda não percebe que as escritas ou modo estão ficando obcecados só na internet, acho que ela é um meio de passar tempo para aqueles que utilizam de uma forma para se distrair, mas temos que pensar naqueles que utilizam para os estudos, pois querendo ou não revolucionou muito o mundo com tantas informações sobre o que você quiser pesquisar, basta você ter a consciência e saber usar!

Posted Image

#9 Sou Eu

Sou Eu

O que aconteceu com o sapo congelado que estava aqui?

• V.I.P.
  • 1.340 posts
  • Interesses:Mulheres (só gatas)
  • Twitter:@Limnomys

Posted 21 novembro 2010 - 23:17

O problema é que tudo na internet é rápido demais.
Não é que fiquemos mais burros, pelo contrário, absorvemos MUITO conhecimento. Acontece que aqui é tudo tão rápido que estamos sempre trocando de janela, sem se concentrar em nada. Ficamos ansiosos, nervosos, queremos tudo agora.
O principal problema da nossa geração vai ser a ansiedade e a multitarefa. Conhecimento em si não. De qualquer forma, não é exatamente bom esse abuso da internet por parte dos jovens (me incluo nessa e me uso como exemplo: me canso da aula após 10 ou 20 minutos de explicação contínua). Não seremos burros, só estamos com problemas de aguentar o tédio que é a vida. As coisas são muito mais lentas do que gostaríamos.

Ganhe dinheiro. Pergunte-me como.

#10 IvanN

IvanN

Velociraptor!

• V.I.P.
  • 6.015 posts

Posted 18 fevereiro 2011 - 11:01

Sim sim, eu concordo em partes com isso. Sinto realmente que é tudo superficial demais e isso é preocupante. Vejo exemplo de pessoas que na internet só se faz três coisas: youtube, orkut e msn.

eu ainda para pra ler coisas que me interessam como assuntos de cinema, música e seriados e ainda assim acho meio falho a maioria dos sites.

eu não sei o que vai acontecer, mas acho que deviam ensinar nas escolas a mais diversas utilidades da internet, ajudaria bastante.

Posted Image

Posted Image

0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)