Jump to content

Preconceito Religioso

• Please log in to reply
23 replies to this topic

#11 IvanN

IvanN

Velociraptor!

• V.I.P.
  • 6.015 posts

Posted 08 março 2011 - 22:23

Eu sou Kardecista, bom não vou no centro espírita há um bom tempo, mas enfim, eu acredito na doutrina espírita Ela respeita quem eu sou e prega acima de tudo a caridade e o respeito ao igual não importa, raça, sexualidade ou religião. Fico feliz da forma como o espiritismo tem sido mostrado na mídia, parece que a Globo está para espíritas assim como Hollywood está para os judeus, e tem feito boas obras que acabam de certo modo com o preconceito que existia em torno da religião, só a figura Chico Xavier sempre rende boas mensagens, nessa Araguaia mesmo citaram ele esta semana. Mas não gosto da Globo, apenas estou citando o evento "histórico", já que ela não era de demonstrar tanto entusiasmo e é a única nesse sentido.

Acho que a questão de respeito não é tão fácil como vocês pensam. O que pode ser desrespeitoso para alguns, para os outros pode ser algo correto. Bom, acho que como toda religião, existem alguns fanáticos que colocam suas crenças acima do que o próximo acredita. O apedrejamento no Irã é algo desse tipo, a intolerância em Israel e Palestina também. Do mesmo jeito que algumas religiões podem não tolerar ateus. Acho que o desrespeito está em você julgar e ofender a pessoa. Você se sentiu ofendido, como está no Brasil, talvez ainda aja conversa por sua parte e ensinar algo à ela. Não sei, isso é complicado, depende do grau de "fanatismo" dela.

Eu tenho meus preconceitos sim. Não gosto de como líderes religiosos tratam os fiéis ou como eles interpretam as palavras de suas escrituras como forma de conseguir o que lhe é de interesse. Como tratam as mulheres, sexo, etnias. Acham que tem a função de converter as pessoas em lugares públicos, como dentro de onibus e terminais de onibus. Do mesmo jeito que sou contra qualquer tipo de música alta em lugares públicos. Todas religiões que defendem esse tipo de coisa eu tenho um pé atras com seus seguidores. Também não gosto do vaticano que esconde informações dos católicos e provavelmente deturparam a história da humanidade. Também não aceito a política refém da religião. Tenho preconceito com quem une essas duas vertentes. A religião que determina o que o individuo deve ser, corte de cabelo, roupa, dias da semana que deve trabalhar ou não. Tudo isso me deixa incomodado.

Posted Image

Posted Image

#12 D.angel

D.angel

watch me care

• V.I.P.
  • 2.239 posts
  • Twitter:@Thehanss

Posted 08 março 2011 - 22:24

Hans e Gabriel. Acho que cada um tem sua religião. Se ela não interferir na vida dos outros, sou totalmente a favor. :)

É o que eu falo.
Respeito a decisão de todos, mas exijo que respeitem a minha.
não estamos mais em épocas medievais, onde a Igreja domina opniões e ações das pessoas.

Claro, o fato de ter religiões diferentes acaba interferindo de certa forma em um relacionamento.
mas quando ambos querem que aconteça, isso se torna trivial.

O fato é: Sempre que religião é citada, boas discussões acontecem, porque de certa forma ainda somos muito ligados a igreja, a imagem de família envolve igreja.

-----
Vou dizer:
Tenho uma Profunda vontad de entrar na maçonaria.
Eles pregam coisas muito inteligentes e racionais.
"ah, mais maçonaria é o demonio!"
NÃO! PORR@, MAÇONARIA SÓ NÃO TEM DEUS COMO SUA PRINCIPAL CRENÇA.
ISTO NÃO É SER DEMONÍACO.

(é impressão minha, ou citar maçonaria fez com que parassem de postar?)

Edited by .TheHanss., 08 março 2011 - 22:57 .

Posted Image
Posted Image
www.thehanss.com
Puta do ALBR <3

#Membro mais Barraqueiro 2011

#Membro Antipatia 2011

#13 Lívia.

Lívia.

whooa

• V.I.P.
  • 7.795 posts

Posted 08 março 2011 - 23:39

O problema que você ta passando se deve ao fato das pessoas confudirem ateísmo com satanismo, ou algo similar. Então, a primeira coisa que você devia fazer é explicar pra ela a diferença, porque ela pode sim estar entre as pessoas que confundem.
Depois, diga que você respeita a crença dela, e nunca tentaria "converte-la", do mesmo jeito que não gosta quando tentam te converter, o que não significa que você não está disposto a saber um pouco mais sobre o que ela acredita, já que você pode conhecer uma religião um pouco melhor e conhece-la melhor.

Eu não acredito que exista alguém 100% livre de preconceito religioso, mas acredito que conhecer bem cada crença seja um bom modo de (quase) acabar com ele.
Digo "quase" porque você nunca vai deixar de pensar que o que você acredita é melhor do que o que o outro acredita.

Edited by Lívia., 08 março 2011 - 23:40 .

Posted Image
Pamola -Will - Bia - Bia +1
Graphic da semana: #19, #40, #62
Oscar ALBR - Membro mais engraçado - 2008, 2009, 2010 e 2011
Funcionário do Mês #009

eu te amo muito minha vida, muito. (M.)

#14 Baah

Baah

The way you make my world go 'round

• V.I.P.
  • 10.635 posts

Posted 09 março 2011 - 00:19

Eu acho que tudo envolve uma questão de respeito muito grande, sabe?
Eu sou católica, não frequento igreja, mas tenho a minha fé, acredito muito em Deus e me apego a isso em todos os momentos.
Quem é ateu com certeza tem um preconceito grande, eu já tive bastante, pensava: "Como alguém pode não acreditar em Deus?". Mas aprendi a lidar com as diferenças, cada um tem sua forma de pensar, e de crer.
No caso da menina, ela não deveria te tratar como se você tivesse feito algo banal, isso é algo seu, você tem seus motivos pra ser ateu e ela tem que respeitar. As pessoas entram tanto em conflito com as outras por falta de respeito. Já tentou conversar com ela? Eu particularmente ia achar estranho com a situação, por eu ter muita fé, mas isso não impediria de conhecer ninguém, e iria conversar com a pessoa melhor pra entender o lado dela também.

Edited by Baah, 09 março 2011 - 00:21 .

Posted Image × Posted Image × Posted Image × Posted Image

#15 IsaM.

IsaM.

I Can Do Better

• V.I.P.
  • 2.243 posts

Posted 09 março 2011 - 09:43

Eu sou católica, e frequento a igreja sim. Mas não vejo nada contra as outras religiões, eu respeito e muito, por mim você éo que você tem vontade de ser. Meu pai é maçom, ele é católico, mas não esta mais frequentando a igreja como antes, ele até foi na minha primeira comunhão ano passado, por tanto acho que não tem nada haver e vejo direto seus irmãos maçom na igreja, peguei esse trecho do resumo de um livro da maçonaria que tem aqui em casa: "A Maçonaria proclama, desde a sua origem, a existência de um Princípio Criador, ao qual, em respeito a todas as religiões, denomina Grande Arquiteto do Universo; não impõe limites à investigação da verdade e, para garantir essa liberdade, exige de todos a maior tolerância; é acessível aos homens de todas as raças, classes e crenças, quer religiosas quer políticas, excetuando as que privem o homem da liberdade de consciência, da manifestação do pensamento, restrinjam os direitos e a dignidade da pessoa humana e exijam submissão incondicional; além de combater a ignorância em todas as suas modalidades." Então da para perceber que a maçonaria não é contra nenhuma religião e nem é demoníaco, como tem a fama.

E em questão a menina, acho que com o tempo você desencana, se ela não quer respeitar, deixa ela, se ela gosta de você ela se arrepende, mas não sei se volta atras, e com o tempo encontra outra.

Posted Image
Icon da semana: #95

#16 Sou Eu

Sou Eu

O que aconteceu com o sapo congelado que estava aqui?

• V.I.P.
  • 1.340 posts
  • Interesses:Mulheres (só gatas)
  • Twitter:@Limnomys

Posted 11 março 2011 - 10:27

Sério que só eu to passando por uma situação assim? ._.
Juro que abri o tópico achando que mais gente ia se identificar e contar causos D:
(E nem precisa ser exatamente igual, pode ser no emprego - mais ou menos como o Filipe falou -, pode ser com a família, amigos, estranhos, sei lá)

Quanto ao fato de religiões serem mal interpretadas, já vi muito disso e confesso que já dei uns escorregões feios também =X
Mas sei lá, como disseram - acho que foi o Ivan - nem sempre é proposital, pode ser só falta de conhecimento.
Por causa do carnaval, feriado e panz, a guria ta viajando, mas vou ver se converso melhor com ela quando voltar, porque né.
Capaz de ela achar mesmo que eu sou satanico, por menos sentido que isso faça D:

Ganhe dinheiro. Pergunte-me como.

#17 juuuh lavigne

juuuh lavigne

My Happy Ending

• Membro
  • 643 posts

Posted 11 março 2011 - 13:19

Nossa sei bem o q vc ta passando a pouco tempo decidi ser espirita achei muito legal a religiao deles e me senti bem la decidi ser e minha familia nao aceita dizem q e coisa ruim feitiçaria mas tipo nada a ver sempre falao em Deus e acreditao em tudo q vem Dele e eu tbm nao sei o q fazer pq sou unica aq na minha casa e nao posso frequentar o centro e nem conhecer mais sobre a doutrina espirita pq fui proibida disso e ja tentei explicar pr todos q nao e aqlo q eles pensao mas nao da mesmo; qnto mais vc explica mais eles pensao q nao e o certo.
Mas na minha opiniao o q vc pode fazer e deixa ela pr la ou entao explicar pr ela q nao e aqlo q ela pensa sabe q vc pode respeitar a religiao dela.

Edited by juuh lavigne , 11 março 2011 - 13:30 .

Posted Image
Orkut.My Tumblr

Mony Lavigne.Mony Lavigne
Familia CULLEN ?
Revista ALBR ?

#18 Anucha

Anucha

L O L <3

• V.I.P.
  • 5.021 posts
  • Twitter:@anucha_

Posted 11 março 2011 - 14:04

Já aconteceu coisa desse tipo comigo.
Também sou ateu,oi.E também não me orgulho de ser,mas uma o nome ''crença'' já diz tudo,é algo em que você acredita,ninguem escolhe crença.E fé é algo que não se pode empurrar goela abaixo (como vejo muita gente fazer).Eu não consigo acreditar em coisas assim.Eu tento,tento,e nada.

Grande parte dos meus amigos sabem que eu sou ateu também,a maioria aceita numa boa,sem dar palpite e tal.Mas uma vez,uma quando falei pra uma amiga minha (que por sinal é ocultista,vejam só -rs),ela falou pra mim ''Tu não pode ser ateu! É melhor até ser satanista do que ser ateu,por que um satanista pelo menos acredita em Deus'' -.-

Bom,eu tenho amigos da Igreja Católica,Evangélica,da Umbanda,da Wicca,do Espiritismo e afins.Mas eu não sou de questionar a crença de NENHUM deles,por mais que eu pense diferente.Só queria que comigo fosse do mesmo jeito )):

Posted Image

<2008,2009,20103
Posted Image

#19 IvanN

IvanN

Velociraptor!

• V.I.P.
  • 6.015 posts

Posted 12 março 2011 - 19:51

Bom, posso estar julgando errado, mas acho que não. A maioria das religiões pensam em conquistar cada vez mais fíéis, é como ano de eleição. E o que acontece?? Muitas desqualificam as outras, falam que é bruxaria, que acaba com a "família", que é algo satânico e blá blá blá. Eu por exemplo tenho minhas dúvidas quanto aos maçons, pq falam muito mal deles e não os conheço e tb já sofri preconceito por ser espírita, pq sei o que certas igrejas dizem aos seus fiéis sobre o que não da bíblia deles então não é de Deus.

Mas o seu caso Sou Eu, da Juh e da Anucha, são praticamente isso. Vivemos em um país religioso, católico e evangélico. Tudo que aparece de diferente acaba sendo taxado disso e daquilo e algumas fazem questão de desmoralizar e criar paranóia - é no medo que você convence e controla as pessoas. Eh daí que surge o preconceito e a falta de respeito - pq sim tem religiões que pregam fervorosamente contra essas ideias diferentes. Falei pra Juh que ela pode conhecer o espiritismo de uma forma sem bater de frente com a família. Pega um filme leva pra casa, pede uma chance... Mas aí tb tem a ver com outras questões.

E os ateus a situação complicado do mesmo jeito, pq tem um estigma pesando nesse nome e religiões pregando contra eles. Mas sei lá, eu acredito que vale muito mais a pena esperar uma pessoa que te respeite do jeito que vocÊ do que ficar se martirizando por alguém que ache que você é um ateu e ponto. Claro que vc deve mostrar à pessoa que ela está "errada", mas acho que tudo tem um limite tb, eu por exemplo não tenho paciência.

Eu vivo filosofando contra a existência de Deus, sério, me pego divagando sobre o universo e o sentido de tudo e cada vez mais que penso mais vejo que nada faz sentido. Mas é tão complicado pensar que brotamos nesse planeta "do nada". Enfim... é melhor eu parar por aqui. ;)

Posted Image

Posted Image

#20 D.angel

D.angel

watch me care

• V.I.P.
  • 2.239 posts
  • Twitter:@Thehanss

Posted 12 março 2011 - 19:56

''Tu não pode ser ateu! É melhor até ser satanista do que ser ateu,por que um satanista pelo menos acredita em Deus'' -.-

Aff, que escroto isso.!!

Eu vivo filosofando contra a existência de Deus, sério, me pego divagando sobre o universo e o sentido de tudo e cada vez mais que penso mais vejo que nada faz sentido. Mas é tão complicado pensar que brotamos nesse planeta "do nada". Enfim... é melhor eu parar por aqui. wink.gif

Exato.
nunca saberemos se ele existe.
nunca saberemos como surgimos.
Só nos basta acreditar, é a única opção ^^

Posted Image
Posted Image
www.thehanss.com
Puta do ALBR <3

#Membro mais Barraqueiro 2011

#Membro Antipatia 2011

0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)